Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas!

Você, que vai construir ou reformar, certamente tem uma série de dúvidas consumindo seu juízo, certo? Se a escolha de revestimento do piso de sua cozinha faz parte desse rol de questões, esse post é para você.

Para nos ajudar a avaliar alguns aspectos na hora de fazer a escolha do piso para essa área da casa que, sem dúvidas, merece muito de nossa atenção, a arquiteta e blogueira Letícia Lodi dá dicas e algumas orientações a respeito. Confira!

Letícia Lodi edita o blog Casa de Catarina. Dentre vários assuntos de interesse do universo feminino, Letícia (ou Lelê, para quem a acompanha há mais tempo) empresta um pouco de seu vasto e experimentado conhecimento na área de Arquitetura e Decoração, tudo em posts muito bem escritos e conduzidos de forma bastante didática. É esse o estilo que permeia suas orientações nessa área, e é exatamente o que você vai identificar por aqui também.

Passa gente aqui, passa acolá…

Não dá para negar que a cozinha é um dos lugares da casa onde a circulação de pessoas é maior, não é verdade? É um passa-passa sem fim por lá, e por isso mesmo, a tendência é que haja um desgaste maior do piso nessa área. Além do mais, o propósito de uso da cozinha expõe o piso a muita sujeira, o que exige higiene mais frequente, sugerindo que quanto mais prática sua manutenção no dia a dia, melhor. É ou não?

E aí? Será que dá para garantir beleza a um revestimento que será usado e higienizado tão constantemente? A boa notícia é que, sim, dá para aliar praticidade e beleza. Segundo Leticia, “cada vez mais a indústria de cerâmica nos dá opções bonitas, duráveis e adequadas para a cozinha. É importante sempre ter atenção as especificações técnicas do produto, para não comprar gato por lebre”.

Então, você que vai começar sua jornada pelas lojas de material de construção em busca de um piso para essa área da cozinha, fique atenta ao que tentam te vender. Aprenda a fazer as perguntas corretas para ter maiores chances de acertar na sua escolha.

E o que reparar num bom revestimento de piso de cozinha?

Boa pergunta essa, não? Para quem é leigo, esse é um momento onde pode bater um desespero total. Mas você, que lê esse post, vai aprender o que obeservar na sua escolha. Anota aí!

De acordo com Letícia, precisamos ficar atentos aos seguintes aspectos: resistência alta a circulação de pessoas e ao uso de materiais abrasivos, já que as famílias brasileiras têm o hábito de usar muitos materiais de limpeza nessa área. O que a arquiteta e blogueira recomenda é a escolha de pisos classificados como PEI 4 ou PEI 5. Pergunte ao vendedor se o piso que você escolheu está dentro desse padrão, assim você garante que a belezura de revestimento que você escolheu também será resistente.

Outras caracterísitcas a serem observadas na escolha do seu piso é a resistência ao escorregamento e a porosidade do piso. Fique de olho nas observações da arquiteta, e pondere sua escolha:

Outra característica importante a ser observada é a resistência ao escorregamento, mas isso é algo muito pessoal. Particularmente não gosto de recomendar pisos muito lisos para cozinha, porque a combinação piso liso + óleos de cozinha pode ser desastrosa. Em caso de pessoas com idosos e crianças em casa, devem observar muito isso, por questões de segurança. Em caso de uso de pedras (granitos, mármores) tome a precaução de perguntar sobre a porosidade. Quanto mais poroso o revestimento, mais irá absorver água e outros produtos, o que não é recomendável para cozinhas, não? Alguns pisos são mais porosos que os outros, portanto, se puder observar é legal para não ter problemas futuros. Algo muito comum em pisos porosos é a corrosão pelos produtos de limpeza (tais como cloro).”

O barato pode sair caro!

Muitas pessoas são seduzidas por valores bem vantajosos se comparados a outros, e não desconfiam de que isso possa ter um preço caro no futuro, no médio e longo prazo. Será que certas escolhas valem a pena?

Há pisos com preços bem acessíveis, como é o caso da ardósia, cujas características para uso de revestimento de pisos de cozinha não são as mais aconselháveis. “Ela é pouco resistente nas espessuras padrões do mercado (muitas vezes um peso cai sobre ela e ela racha) e muito escorregadia. Pode gerar alguns acidentes”, é o que alerta a Letícia Lodi. Será que vale a pena economizar tanto e amargar certos prejuízos depois?

Com que cor ou vou?

Essa dúvida de cor, vira e mexe, acaba martelando a cabeça de qualquer uma de nós na hora da escolha do piso, não é verdade? A escolha da cor é algo totalmente pessoal, e não vai interferir na durabilidade de sua cozinha. O único critério a ser observado é a realidade no dia a dia. Pense na seguinte questão: você pode limpar sua cozinha constantemente?

De acordo com Leticia, “muitas pessoas preferem os pisos claros para ‘poderem ver a sujeira’, outras têm um pensamento oposto, ‘o escuro ajuda a mascarar um pouco quando temos pouco tempo para arrumar’. Mas no geral, a escolha de cor é muito pessoal e o que melhor combina com a decoração”. Sendo assim, pense no seu estilo e gosto pessoal, e em como pretende decorar sua cozinha depois.

Pessoalmente, prefiro cores neutras. Esse também é o gosto pessoal da Lelê. E o seu, qual é? Conta aí nos comentários que agora fiquei bem curiosa para saber…

Imagens: stock.xchng

Mais no Decoração da Casa…

Decoração de cozinha: 2 ideias que também organizam.

Cozinha planejada: 8 espaços + combinações. Seu estilo está por aqui?

Decoração: revestimentos de cozinha.

Tudo branco na decoração da cozinha. 

Navegando no Decoração da Casa – Início > Casa & Decoração > Cozinha> Cozinha planejada: 8 espaços + combinações. Seu estilo está por aqui?

Quer as novidades do Decoração da Casa? Receba gratuitamente em seu e-mail!

4 comentários sobre “Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de piso respondidas!”

  1. Elaine comentou:

    Oie! Gostaria de perguntar o que vocês acham de usar cimento queimado na cozinha…. é indicado? é uma boa ou uma má idéia ? Obrigada! Beijos!
    Adoro o blog!

    1. Lidiane comentou:

      Oi, Elaine!
      Como não sou profissional da área, não tenho uma opinião formada sobre o assunto, digo, opinião técnica, entende?
      Essa dúvida é uma boa sugestão de pauta, e já vou anotá-la aqui comigo.
      Obrigada!
      Beijos,
      Lidi

  2. Beatriz da Comparação de Preços comentou:

    Muito legal o texto, dicas valiosas, adorei!

  3. Pingback: Como combinar cor da pedra do balcão com revestimento na cozinha?
  4. Trackback: Como combinar cor da pedra do balcão com revestimento na cozinha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>