18 hábitos da pessoa organizada na arrumação da casa…

Você até que se empenha, mas não consegue manter as coisas em ordem quando o assunto é gestão e manutenção da organização da casa? Talvez o que esteja faltando é a adoção de hábitos típicos de quem é organizado no dia a dia, sabia? E nem pense que são hábitos difíceis de serem adquiridos. Não mesmo!

 

Veja a seguir uma lista de 18 atitudes para você adotar na sua rotina doméstica, todas dadas pela Personal Organizer Rafaela Lima, de Betim – MG. Se você passar a aplicar as dicas simples dessa profissional, certamente muita coisa a sua volta pode mudar. Confere!

Cozinha

 

1 – Lave as louças assim que terminar de usar a cozinha

 

Não deixe que elas se acumulem na pia, além de um visual nada agradável, não é nada higiênico. Louças que ficam alguns dias na pia dão mau cheiro. Outro hábito legal é ir cozinhando e lavando algumas louças, pois quando você terminar de cozinhar, não terá tanta louça para lavar.”

 

2 – Limpe já

 

Derramou algo na bancada ou no chão da cozinha, haja rápido e limpe imediatamente, assim você evita que a sujidade grude na superfície e manche-a, isso facilita o processo de limpeza.”

 

3 – Limpe o fogão com freqüência

 

Quando você deixa a gordura por muito tempo sob o fogão, ela forma uma crosta muito difícil de sair, fazendo com que você tenha que recorrer a produtos de limpeza mais agressivos. Além disso, gorduras acumuladas e produtos de limpeza irão diminuir muito a durabilidade do eletrodoméstico.”

 

4 – Programe-se para a faxina

 

Se você não tem tempo para faxinar a cozinha toda de uma vez, programe-se e divida as tarefas durante a semana. Você pode limpar a geladeira num dia, lavar os azulejos em outro, até concluir toda a limpeza do local.”

 

5 – Deixe uma lista de compras na despensa

 

Quando você controla a quantidade de itens que está na sua despensa, você evita ser surpreendido com a falta de alimentos e também evita a compra de itens de última hora e compras desnecessárias.”

 

6 – Layout funcional

 

Agrupe os itens de acordo com a sua utilização. Os alimentos e utensílios utilizados no café da manhã devem ficar no armário próximo à mesa do café, as panelas e itens utilizados para cozinhar devem ficam nas prateleiras e gavetas próximas ao fogão.”

 

7 – Cuidado com a bancada

 

Se você acha que deixar todos os eletrodomésticos sobre a bancada vai facilitar seu dia a dia, está enganada, eles poluem o visual da sua cozinha e “engolem” espaço que poderia ser aproveitado de outra maneira. Só deixe na bancada os itens utilizados diariamente.”

 

Sala

 

8 – Cada coisa em seu lugar

 

Evite deixar os itens espalhados pela sala. Para facilitar sua rotina, crie locais de armazenamento para os itens utilizados. Coloque todos os controles remoto num porta-controles ou numa bandeja numa mesinha ao lado do sofá, por exemplo. O mesmo pode ser utilizado para os CD’s, DVD’s, livros e revistas. Com um lugar para cada coisa todos sabem onde encontrar e guardar cada um dos itens.”

9 – Cuidado com as almofadas

 

Terminou de ver TV, arrume as almofadas sobre o sofá. Além de um visual mais bonito, você evita que elas se sujem mais rapidamente. Não se esqueça de programar a troca das capas das almofadas para a lavagem.”

 

10 – Extermine a poeira

 

Programe-se para liquidar com a poeira. Aspire o sofá, as almofadas, as cortinas e os tapetes pelo menos 1 vez por semana. Passe um pano úmido no chão e nos móveis. As cortinas devem ser lavadas de seis em seis meses, contrate uma empresa especializada caso não tenha condições de você mesma fazer a lavagem.”

 

Quarto

 

11 – Arrume a cama

 

Nunca saia do quarto sem arrumar sua cama, o simples fato de arrumar a cama já deixa o quarto com uma aparência mais organizada.”

 

12 – Ordem no guarda roupa, já!

 

Se for experimentar uma peça e decidir não usá-la, dobre-a e coloque-a no seu lugar, assim você evita um amontoado de roupas num canto do guarda roupa. Para minimizar este problema, você pode pendurar uma peça por cabide e na hora de escolher a roupa é só retirar o cabide com a peça e posicioná-la na frente do corpo sem retirá-la do cabide. Assim, se não for usar a roupa é só pendura-la rapidamente no lugar.”

 

13 – Roupas íntimas sob controle

 

As colmeias organizadoras são peças chaves na organização das roupas íntimas, elas deixam a gaveta visualmente mais bonita e organizada, é um item que vale a pena ser adquirido.”

 

14 – Troque a roupa de cama

 

No mínimo 1 vez por semana coloque a roupa de cama para ser lavada.“

 

Banheiro

 

15 – Aproveite o banho para limpar

 

Ao final do banho, aproveite para lavar e enxaguar o vidro do box, você evita manchas e deixa tudo limpo para o dia seguinte. Se tiver cortina plástica, lave-as uma vez por semana para evitar que fiquem com bolor.”

 

16 – Faxina

 

Pelo menos uma vez por semana dê uma geral no banheiro. Limpe rejuntes, piso, parede e louças.”

 

17 – Facilite o começo do seu dia

 

Faça um cestinho com tudo que utiliza pela manhã, assim você retira o cesto, se arruma e depois só colocar o cesto de volta no armário, desta forma você minimiza a bagunça sobre a bancada. Rápido e simples.”

 

18 – Limpe rapidamente

 

Deixe alguns produtos de limpeza no banheiro para que você possa limpá-lo rapidamente. Coloque desinfetante no sanitário, seque a pia e passe um produto bactericida nas louças, isso não vai levar nem dois minutinhos.”

 

 

Viu só? São 18 hábitos que você pode passar a aplicar no seu dia a dia. Claro, não é preciso que você aplique tudo ao mesmo tempo, até porque mudanças radicais aumentam as chances de fazer a gente desistir na primeira dificuldade. Para ficar mais fácil, sugiro que você comece aplicando algumas, depois outras… e voilá! Sua gestão da organização doméstica pode melhorar, e muito!

Sobre a atividade profissional da Rafaela, se você ainda não sabe, ela explica como é sua atuação: “um personal organizer é um profissional que oferece o serviço de organização de ambientes domésticos e profissionais, através de métodos que possibilitam a criação de soluções individuais e personalizadas”. Para saber mais sobre seus serviços e acompanhar posts com dicas incríveis para facilitar o seu dia a dia, ela edita o blog Organizar para viver melhor… é só conferir! Fica a dica…

Imagens: Stock.xchng

Mais no Decoração da Casa


Festival de dicas para organização da casa: 10 links imperdíveis!


2 dicas simples para arrumação do guarda-roupas…


3 dicas simples, básicas e úteis para organizar a casa. Confira!


Os livros em sua casa estão organizados?

 

 

Mais no Bicha Fêmea


Siga 10 passos e o canto da bagunça deixará de existir!

+ 20 dicas de organização da casa by bichas fêmeas navegantes


5 ideias para organizar esmaltes. Você já imaginou algo assim?


Organizando a bagunça em casa: dicas, truques e objetos úteis

 


19 comentários sobre “18 hábitos da pessoa organizada na arrumação da casa…”

  1. Ju Behs comentou:

    Nossa, adorei! Acredita que eu já faço praticamente tudo isso? Demorei para ser uma pessoa organizada, mas hoje me considero uma…
    Adorei as dicas, são sempre válidas!
    Beijos!

  2. Silvana Fabbris comentou:

    Adorei as dicas .. e devo confessar que faço a maioria das coisas ai …. mas tenho que abrir meu coração … eu tenho a maior preguiça de limpar o fogão …. na verdade eu tenho colocado papel alumínio em cima (forrado mesmo rssss) depois é só tirar e fica fácil de limpar …. mas não spi neurótica por limpeza … muito pelo contrário … mas só de guardar tudo que está fora do lugar já ajuda ….
    Beijokas

    1. Lidiane comentou:

      Silvana, eu faço exatamente o que você faz quanto ao fogão: ponho papel alumínio. Tirou? Está limpo! ;)
      :*
      Lidi

      1. Elaine Cunha comentou:

        Meninas, olá!

        A pergunta qu enão quer calar… papel alumínio comum ou daqueles que tem já com o espaço das bocas do fogão?

        Não tem perigo de queimar?

        Beijos, Elaine Cunha

        1. Lidiane comentou:

          Oi, Laine!
          Eu uso papel alumínio comum mesmo. Eu mesma faço os furinhos.
          Faz tempo que uso, e nunca queimou.

          :*
          Lidi

          1. Camila comentou:

            V sabe se esquema do papel alumínio funciona pra fogão eletrico ou de indução? Meu fogão não é a gas….
            Obrigada!
            :*
            Camila

            1. Lidiane comentou:

              Xiii, Camila, não sei responder. =(

              Lidi

  3. Eva comentou:

    Que maravilha, adoro o trabalho de Rafaela, dicas super ótimas, vou enviara prazamigas, eheh, e prasfilhas, e a mamãe vai imprimir para lembrar, adorei!!!! bjos flor, to conhecendo teu blog, vou ver onde segue, quero participar do sorteio, e quero ficar por aqui? posso? eehe, bjos grandes!

    1. Lidiane comentou:

      OI, Eva!
      Bem vinda ao Decoração da Casa!
      Fico muito contente de saber que você gostou do conteúdo do post, viu?
      Obrigada! :)

      Para acompanhar as atualizações do Decoração da Casa, você pode assinar aqui (http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=DecoracaoDaCasa&loc=en_US) para receber no seu e-mail. É fácil, rápido, prático e grátis! :)

      Quanto ao sorteio, as inscrições encerraram ontem… você deixou comentário no post do sorteio?
      É que só vale seguindo essa regra, sim?

      Beijos,
      Lidi

  4. Eva comentou:

    Que maravilha, adoro o trabalho de Rafaela, dicas super ótimas, vou enviara prazamigas, eheh, e prasfilhas, e a mamãe vai imprimir para lembrar, adorei!!!! bjos flor, to conhecendo teu blog, vou ver onde segue, quero participar do sorteio, e quero ficar por aqui, posso? eehe, bjos grandes!

  5. Pathy comentou:

    Muito legal!
    Adorei as dicas e com certeza irei colocá-las em prática já!!
    Abraço Pathy!

  6. Drica comentou:

    Oi Lidi!
    Como sempre você arrasa mulher!!
    Adorei as dicas,faço quase tudo das dicas,sabe oque eu faço que acho que ajuda muito na rotina,todos aqui em casa tem tarefas,assim não acumula,(coloco o formigueiro pra trabalha),kkkk.
    Beijocas Guria!

    1. Lidiane comentou:

      Concordo contigo, Drica. A cooperação é muito importante.
      Por isso, aqui em casa o marido também coloca a mão na massa. Acho que não é nada demais que as tarefas sejam compartilhadas, pois a casa também é, não é verdade? :)
      :*
      Lidi

  7. Pingback: Dicas que ajudam na hora de organizar e executar as tarefas domésticas
  8. Trackback: Dicas que ajudam na hora de organizar e executar as tarefas domésticas
  9. Elaine Cunha comentou:

    Lidi,

    eu faço quase tudo desta lista. E ajuda mesmo o dia a dia.
    Meu problema é apenas levantar com ânimo pela manhã para fazer as coisas. Eu tenho hábitos noturnos. :)
    Beijos, Elaine Cunha

  10. Débora comentou:

    Muito boas as dicas!
    Eu sempre tento manter a casa mais ou menos organizada, mas quando se mora com um monte de gente sempre complica, porque nem todo mundo colabora!
    Vou mandar esse e-mail para todos eles, quem sabe assim aprendam! uhehueehueuuhehuee
    beijoss

    1. Lidiane comentou:

      ….kkkkkkkkkkk… :D

      Gostei da estratégia, Débora!
      Quem sabe funciona, né?
      Não custa tentar… rsrsrsrsrsrs… :)

      :*
      Lidi

  11. Pingback: 2 dicas simples para a arrumacao do guarda-roupas…
  12. Trackback: 2 dicas simples para a arrumacao do guarda-roupas…
  13. Pingback: Organize-se! Faça isso por seu bem-estar…
  14. Trackback: Organize-se! Faça isso por seu bem-estar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>