Quartos: soluções de decoração para pouco espaço.

Você tem pouco espaço em casa? Então, assim como na maioria das casas de hoje em dia, seu quarto tem medidas mínimas e você precisa de ideias e “truques” em decoração para driblar esse detalhe, certo? 

Tenho uma boa notícia para você : esse post reúne algumas sugestões e inspirações que podem te dar uma luz sobre o que fazer no seu quarto a fim de aproveitar melhor o espaço que você dispõe. Quer ver? 

 

Quando o espaço é apertado, achar móveis prontos que se encaixem perfeitamente no ambiente é quase impossível, não é verdade? Digo quase porque, ? …quem sabe? O fato é que ter quarto pequeno é uma realidade que enfrento também. O mais importante é assumir isso, e não querer inventar o que não é possível, e se arrepender depois. Por isso mesmo, optei por fazer tudo planejado, assim eu pude aproveitar cada centímetro do meu quarto. É o que passa por tua cabeça também? 

 

O guarda-roupas é algo necessário num quarto. Não tem como escapar. Mas nem sempre o espaço comporta um móvel na medida que você precisa. E agora? A verdade é que já existem camas do tipo box com gavetas embaixo. Você já viu? Eu já. E sabe o que achei? As gavetas são tão pequenininhas… cabe pouquíssima coisa ali. E se estamos falando em aproveitar todo o espaço possível, talvez seja mais interessante conversar com um bom marceneiro para projetar algo mais adequado a sua necessidade. Será que não é de gavetas planejadas sob a cama que você precisa para ampliar seu espaço? 

Mas, oh: antes de ter certeza que você precisa de mais espaço sob a cama porque seu guarda-roupas não é suficiente, tenha certeza que você precisa de tudo que tem, e que as coisas estão bem organizadas por lá, hein? Quer dicas? Veja o que já foi publicado no Bicha Fêmea sobre organização do closet ou guarda-roupa

 

Espaço para uma cabeceira pomposa num quarto pequeno não existe. Você já aceitou essa verdade inexorável? Ótimo! Agora é partir para possíveis soluções. Uma sugestão é mandar confeccionar um painel de MDF e, se você for arteira, pode até customizar esse painel. O que está nessa imagem, e que serve como referência para você, recebeu um tratamento com a técnica do stencil, que é a utilização de moldes vazados para pintura e decoração. Se você não faz, uma artista pode fazer isso por você. Já pensou na possibilidade? 

 

Sim! É sabido que não é comum colocar a cama sob a janela. Mas se seu quarto tem a parede com a janela como sendo o canto mais favorável para receber a cama, e de outra forma o móvel ficaria mais espremido ainda, por que não colocar? Pense no seu quarto: é possível criar um ambiente aconhegante com cortinas na janela e alguma mesinha de cabeceira para arrematar? Então, tenta! No mínimo, você cria um foco decorativo no seu quarto, desviando a atenção para a falta de espaço. 

Além do mais, vale ressaltar que cores suaves num quarto que já é pequeno serão muito bem vindas. Escolher cores fortes para o espaço é um dos 10 erros na decoração e bem-estar do seu quarto já tratados por aqui. Você não vai querer cemetê-los, certo? Há pelo menos duas razões para suavizar as cores nesse ambiente: a primeira razão é que cores acentuadas no local onde você vai descansar são sempre uma boa pedida, porque acalmam, e o segundo propósito é que cores claras dão a sensação de que o ambiente é maior. Não é isso o que você quer? 

Sugestão para decorar a cortina na janela de seu quarto, de modo que o ambiente te remeta a romantismo e muito charme…

 

  

Decore cortinas ou batentes de porta com detalhes cheios de graça. Já pensou num móbile como este, com um toque floral e muito… muito romântico? Fofurice pouca é bobagem! Use a imaginação e encha a casa de mimos!  

O Móbile Primavera está a venda no Mercado de Artes, loja virtual do Bicha Fêmea. Quer dar uma espiada? É por aqui >>>>> basta clicar

 

Você já deve ter ouvido falar que em moda as listras horizontais achatam a silhueta, e que as verticais é que alongam, não é? Você duvida que em um ambiente a sensação de mais altura, e portanto mais espaço, também é possível usando o “truque” das listras? Repara bem nesse ambiente. Não ficou elegante? Note que as cores suaves são sempre usadas, mas variações podem ser adotadas, sim. E ninguém dirá que seu quarto não tem personalidade. 

 

Acredito que a ideia de usar espelhos em ambientes pequenos, para ampliá-los, não seja uma novidade para você…em todo o caso, fica a dica clássica para você. Se seu quarto é tão pequeno ao ponto de não poder deixar um espelho displicentemente no chão, assim como no ambiente da imagem, então você pode dispô-lo na parede. Pode ser um, ou vários deles, formando uma bela composição. 

Sugestão de espelho com moldura clássica, e que pode ser usado em uma composição ao sabor de sua imaginação… 

  

Decore com espelhos uma parede em especial. Faça composições, use a imaginação e personalize seu ambiente. Com espelhos cujas molduras são clássicas assim, o resultado fica ainda mais bonito, além de romântico. 

O Espelho Provençal está a venda no Mercado de Artes, loja virtual do Bicha Fêmea. Quer dar uma espiada? É por aqui >>>>> basta clicar! 

 

E você, que já tem um quarto pequeno e devidamente decorado, tem sugestões para acalmar os ânimos de quem está buscando ideias para compor um espaço assim também? Então, corre nos comentários e deixe suas sugestões. É lá, nos comentários, onde o melhor do Bicha Fêmea acontece… 

Imagens: Better Homes and Gardens 

Mais no Decoração da Casa… 

Quarto de menino: decoração que acompanha o crescimento dele.
Como ganhar (e não perder espaço) em quartos pequenos.
Decoração para quarto infantil.
Decoração para quarto de menino.
Decoração de quarto para mãe e filho.

 

Navegue no Decoração da Casa – InícioQuartos> Quarto de menino: decoração que acompanha o crescimento dele…

Quer as novidades do Decoração da Casa? Receba gratuitamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>